Prefeitura acaba de receber o roteiro inteligente da Bright Cities, que traça caminhos para aprimorar os serviços públicos e a qualidade de vida local
A prefeitura de Juazeiro do Norte, no Ceará, é mais uma das cidades brasileiras a receber o roteiro inteligente realizado pela Bright Cities. Após meses de estudos e análises sobre os principais indicadores do município, nossa plataforma traçou um diagnóstico completo sobre sua performance urbana e apontou dezenas de soluções inteligentes para torná-lo uma smart city.
Em tempos de crise sanitária e econômica, contar com dados e informações precisas sobre a performance dos serviços públicos é fundamental para que as cidades compreendam onde – e como – podem melhorar. Não é por acaso que cada vez mais gestores têm apostado no conceito das smart cities, já que a sua inteligência consiste em utilizar dados como matéria-prima para traçar análises, desenhar soluções, antecipar problemas e avaliar o desempenho de cada decisão.
“Hoje, para a cidade se tornar inteligente, é preciso pensar na melhoria da qualidade de vida das pessoas que nela habitam. Essa cidade busca o melhor convívio entre entre sociedade, setor público, academia e iniciativa privada, e junto a cidadãos inteligentes que participam, que opinam e que podem estar próximos dando soluções e ideias”, diz Michel Araújo, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte (SEDECI).
Com sua metodologia inovadora, a plataforma Bright Cities auxiliou Juazeiro do Norte a atingir tais objetivos: “A ferramenta nos deu um impulso com a gestão de dados, permitindo trabalhar com um direcionamento”, completa Michel Araújo. No diagnóstico entregue para a cidade cearense foram utilizados 128 indicadores para avaliar dez áreas de sua atuação urbana, sendo elas Governança, Educação, Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente, Segurança, Mobilidade, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação.
Por meio de um algoritmo que analisa os dados obtidos, damos uma nota para cada umas das áreas e apontamos quais devem ser melhoradas. É também a partir dessas avaliações que conseguimos traçar comparativos com cidades do país e do exterior, incluindo casos de benchmarking que podem se tornar possíveis referências para o município analisado.
Segundo Jerônimo Freire, Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a coleta dos dados foi fundamental para o trabalho de planejamento urbano: “A plataforma traz dados objetivos, uma melhor noção do que precisamos melhorar e analisa aquilo que já tem dado certo. Conseguimos trabalhar com informações mais precisas, que nos dão mais transparência para a comunicação com a população e que permitem uma ação mais integrada e coesa com as outras secretarias”, diz.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na análise de Juazeiro do Norte, nosso diagnóstico apontou que algumas das áreas que mais se destacam no município são Saúde e Energia. Entre os indicadores com resultados positivos estão “Expectativa Média de Vida”, “Tempo de resposta para o corpo de bombeiros desde a chamada inicial”, “Porcentagem da população da cidade com serviço elétrico autorizado” e “Porcentagem do total de energia proveniente de fontes renováveis”. A análise feita pela plataforma também apontou que a criminalidade no município vem caindo, com queda nos crimes violentos nos últimos anos, e 10% nos crimes sexuais durante o mesmo período – dados que apontam o avanço nas políticas de Segurança adotadas por Juazeiro do Norte.
É importante destacar que muitos dos 160 indicadores adotados pela plataforma Bright Cities (128 deles aplicados em Juazeiro do Norte) estão relacionados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre eles estão o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, indicando que Juazeiro do Norte já está alinhada com as principais metas mundiais estabelecidas pela ONU!
Além do diagnóstico, os serviços da Bright Cities incluem uma avaliação completa sobre o orçamento, a urgência e a escala de Juazeiro do Norte para criar um roteiro adequado às suas necessidades. Nele, mapeamos e indicamos quais possíveis soluções poderiam ajudar a gestão pública a enfrentar os desafios e os problemas urbanos. Para a cidade cearense, encontramos 110 soluções viáveis para tornar a cidade mais inteligente.
As áreas da cidade que identificamos oportunidades de melhoria são Meio Ambiente, Empreendedorismo e Saneamento Básico. Para garantir inovação e eficiência a esses setores, identificamos soluções como a Fossa Séptica Biogestora, um sistema simplificado de tratamento de esgoto apropriado para o uso doméstico em propriedades rurais e que também pode produzir adubo orgânico pelo processo da biodigestão.
Outra solução foi o Redzone Map, que usa dados confiáveis do governo para de determinar as rotas mais rápidas e seguras para o seu destino. A tecnologia de navegação por GPS não apenas mostra o caminho mais rápido para o seu destino, mas também adiciona a conscientização de segurança na ponta dos dedos. Por fim, outra tecnologia mapeada e indicada pela plataforma foi o Google Sala de Aula, ferramenta voltada para a educação remota e que tem sido de grande utilidade durante a pandemia.
É por meio de iniciativas como essas, avaliadas e sugeridas pela Bright Cities, que as as cidades podem se tornar cada vez mais inteligentes. No caso de Juazeiro do Norte, o município já tem realizado diversas ações na área de smart city. Em junho de 2018, aprovou o primeiro Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes do Brasil, o que lhe rendeu o Prêmio Smart City Day 2019 – conheça a lei aqui. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte (SEDECI), Michel Araújo, também apresentou iniciativas da cidade junto com a Bright Cities no painel City Possible Tech Talk Citizen-Centric Communities, realizado na edição da Smart City Expo World Congress 2019.
Em meio à tantas conquistas do município, a contribuição da Bright Cities é a de justamente consolidar todos os avanços e resultados em uma mesma plataforma, criando uma maneira unificada, segura e eficiente de visualização e acesso. Dessa forma, potencializamos o trabalho de gestão municipal ao colocar à disposição um conteúdo até então inacessível, com design atrativo, que consolida resultados de anos de pesquisa e permite aos governantes acompanhar o impacto de suas políticas ao longo do tempo e oferecer respostas rápidas às suas principais necessidades.
“A entrega do relatório nos deu uma visão de gestão muito apurada, que tem uma interdependência entre as secretarias envolvidas e que nos leva a resultados, notas e comparativos com outras cidades do mundo para que possamos ver aonde estamos e onde podemos chegar. Ela nos posiciona em relação à vários municípios, dando um direcionamento do nosso trabalho e ajudando nossa gestão a partir de dados”, afirma Michel Araújo.
Além disso, nossos roteiros funcionam como guias para os passos futuros! Nossa plataforma fornece acesso ao maior database do mundo de soluções inteligentes, com uma metodologia exclusiva capaz de relacioná-las aos dados e demandas da cidade.
Parabenizamos Juazeiro do Norte pelo esforço em reunir dados e adotar a plataforma, incentivando mais cidades brasileiras a se tornarem smart cities! Quer saber como sua cidade pode se tornar uma também? Conheça mais sobre a Bright Cities e como nossa tecnologia pode ajudá-la a chegar lá clicando aqui.