Maior evento do mundo em cidades inteligentes e soluções urbanas, o Smart City Expo inaugura este ano em um formato alinhado com os novos tempos e você é o nosso convidado especial!
Contando com a Bright Cities como media partner oficial, o Smart City Expo World Congress (SCEWC) retorna para mais um ano de debates sobre Cidades Inteligentes sob um novo formato: o Smart City Live (#SCLive2020). Organizado pela Fira de Barcelona entre 17 e 18 de novembro, de forma totalmente online, o evento deste ano promete oferecer com debates, conversas e workshops uma experiência digital totalmente única para cidades, gestores e claro, seus cidadãos.
O que não faltam são assuntos para discutirmos: este ano foi repleto de desafios para nossos centros urbanos, ainda mais quando a COVID-19 virou tudo do avesso. A pandemia deixou uma marca inegável sobre nossos territórios e está forçando gestores municipais de todo o mundo a se adaptarem às normas demandas de segurança e isolamento social. Atender essas necessidades apresenta um conjunto de desafios incrivelmente urgentes e desconcertantemente novos, e cabe à nossas cidades enfrentá-los. Mas que tipo de sistemas elas poderiam implementar para se tornarem mais resilientes?
Para falar sobre os percalços e os caminhos desafiadores que as cidades enfrentam em meio a esse novo cenário, o Smart City Live irá reunir os principais atores, instituições e especialistas em cidades inteligentes do mundo. No primeiro dia (17 de novembro), um programa de televisão ao vivo reunirá experts como Saskia Sassen, Parag Khanna e Carlo Ratti para discutir as questões urbanas mais urgentes em meio à pandemia. Já no segundo (18 de novembro), o assunto volta à mesa, mas dessa vez no formato de workshops online e eventos paralelos.
O evento tem uma missão clara em mente: fornecer uma plataforma para acelerar a recuperação dos ecossistemas urbanos, bem como estabelecer as bases para fornecer melhores serviços aos cidadãos. Temas já recorrentes no debate sobre as cidades prometem retornar sobre uma nova luz, especialmente questões como mobilidade pública, segurança, educação e, como não poderia faltar, saúde.
O diretor do SCEWC, Ugo Valenti, diz que “o principal objetivo este ano é fornecer uma plataforma para reconectar e reconstruir ecossistemas e acelerar a recuperação de centros urbanos, com um modelo que nos permita, através do meio digital, conectar e alcançar todos os agentes em nossa indústria. A situação atual, sem dúvida, deixará sua marca nas cidades e no seu funcionamento, mas o fará para sempre, ajudando-nos a construir metrópoles capazes de melhor oferecer serviços e recursos e responder prontamente às novas ameaças. O Smart City Live é a nossa contribuição para este esforço coletivo.”
De olho em tudo o que irá rolar, a Bright Cities reunirá alguns dos mais importantes temas discutidos durante o evento especialmente para você. Por isso, não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e Plataforma de Notícias para conferir tudo de perto!
O conteúdo também será transmitido por meio do site do evento e do Tomorrow.City, uma plataforma digital recém-lançada e desenvolvida pela SCEWC para oferecer vários recursos de negócios e conscientização. Com uma abordagem colaborativa, a novidade irá funcionar como um hub de conteúdo durante todo o próximo ano para acelerar cidades mais sustentáveis e inclusivas.
E não se esqueça: o Smart City Expo World Congress retoma ano que vem, a todo vapor, em um formato híbrido! Não vemos a hora retornar à Barcelona e marcar presença nos principais encontros sobre cidades inteligentes, como fizemos em 2019. Enquanto isso, o #SCLive2020 é uma oportunidade única de nos mantermos engajados e acelerar as mudanças que tanto queremos para o futuro!