Aracaju entra no roteiro de cidades brasileiras inteligentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Capital sergipana adotou a plataforma Bright Cities para melhorar os serviços e a qualidade de vida da população

As cidades inteligentes não param de ganhar a atenção de gestores públicos e empreendedores, que reconheceram no conceito a chave para alcançarmos um futuro mais sustentável e próspero. Além de levar toda a eficiência e inovação da tecnologia para os serviços públicos, uma smart city é também aquela capaz de engajar a sociedade, criar oportunidades de empreendimento, aprimorar os sistemas municipais de gestão e garantir a qualidade de vida aos seus cidadãos.

Expert no assunto, a Bright Cities vem fazendo o conceito sair do papel e provando que, além de ser uma cidade resiliente e sustentável, uma smart city é uma cidade possível. Por isso, tem trabalhado em estreita parceria com municípios das mais diferentes escalas e orçamentos para desenvolverem, juntos, roteiros inteligentes para a realidade urbana brasileira.

Depois de Juazeiro do Norte foi a vez de Aracaju, no Sergipe, firmar parceria com nossa plataforma. Com uma tecnologia inovadora, em poucos meses de pesquisa e análise conseguimos traçar um diagnóstico completo da cidade em dez áreas de atuação urbana, sendo elas segurança, educação, saúde, mobilidade, energia, tecnologia e inovação, meio ambiente, empreendedorismo, governança e urbanismo.

Fotos: Ana Lícia Menezes

Foram mais de 160 indicadores utilizados para coletar as informações, muitas deles diretamente relacionados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além de realizar uma avaliação completa da infraestrutura e dos serviços urbanos prestados, nosso diagnóstico ainda apontou áreas de oportunidade de melhoria, quais devem ser as prioridades da gestão pública e quais setores ainda carecem de uma maior coleta de dados.

O diagnóstico da Bright Cities ainda traça comparativos não só do Brasil, mas também do mundo todo. Dessa forma, consegue apresentar casos de benchmarking e soluções que já se mostraram possíveis em outras localidades. Para Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, o foco em iniciativas concretas consegue motivar ainda mais o desejo de transformar as cidades brasileiras: “É uma plataforma que nos traz embasamento teórico, nos abre possibilidades para ir além e nos apresenta elementos concretos para que possamos, cada vez mais, pensar fora da caixa”, afirmou.

O trabalho da Bright Cities, porém, não terminou por aí! Além do diagnóstico, também avaliamos o orçamento, a urgência e a escala de Aracaju para criar um roteiro adequado às suas necessidades. Nele, mapeamos e indicamos quais possíveis soluções poderiam ajudar a gestão pública a enfrentar os desafios e os problemas urbanos. Ao todo, encontramos 80 iniciativas inteligentes viáveis para tornar Aracaju uma cidade inteligente!

“Todo o trabalho foi customizado para Aracaju”, é o que explica a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone. “Usamos todo o domínio que tem na gestão pública da capital, que é muito inovadora e que busca melhorar, se comparar ao que há de melhor lá fora, para identificar novas oportunidades na cidade “.

Para Edvaldo Nogueira, o trabalho da Bright Cities já tem mostrado resultados para Aracaju: “Esta é uma ferramenta que vai nos ajudar muito a alavancar, cada vez mais, no processo de construção da cidade inteligente. O trabalho da Bright Cities vem para agregar, fortalecer aquilo que já estamos fazendo com o Planejamento Estratégico e com o qual já tivemos ganhos extraordinários. Esta é mais uma maneira de construirmos a cidade do presente, pensando no futuro, potencializando os benefícios para a população. Acredito que, com a plataforma, teremos ainda mais condições de encontrar soluções novas para velhos problemas, com base nas experiências que deram certo em outras cidades do mundo”, afirmou.

Fotos: Ana Lícia Menezes

Para saber mais sobre essa parceria, acesse o site da Prefeitura. Parabenizamos Aracaju pela iniciativa, abrindo portas para que cada vez mais cidades brasileiras se tornem uma smart city! Para saber como você pode melhorar a sua cidade, agende uma conversa conosco e conheça mais o trabalho da Bright Cities.

RELATED CONTENT